Pixote, um menino de rua, é recolhido a um reformatório em São Paulo, de onde consegue fugir num momento de rebelião. O grupo fugitivo vive de pequenos assaltos e viaja para o Rio de Janeiro, onde continua a luta pela sobrevivência no submundo.
Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha
Dois momentos na vida de um grupo de personagens cariocas. No bloco carnavalesco “A Lira do Delírio” eles vivem o êxtase. Fora do carnaval, cruzam-se num cabaré da Lapa. Ness Elliot (Anecy Rocha) tem o filho sequestrado e cai na manipulação de Cláudio (Cláudio Marzo), misto de malandro e homem de negócios. O repórter de polícia Pereio (Paulo Cesar Pereio) faz de tudo para ajudá-la enquanto também investiga o assassinato de um homossexual.
Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha
Cherbourg, 1957. Guy Foucher (Nino Castelnuovo) é um jovem de 20 anos que foi criado pela madrinha e trabalha como mecânico de carros. Ele é apaixonado por Geneviève Emery (Catherine Deneuve), uma adolescente de 17 anos que ajuda sua mãe viúva no negócio da família, uma loja de guarda-chuvas elegante, mas pouco lucrativa. Geneviève também o ama, mas sua mãe acha que ela é muito nova para casar e não vê como Guy pode manter uma família. Ele é convocado para o serviço militar e ela descobre estar grávida. Surge o dilema: esperar o retorno do amado ou seguir adiante?
Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha
Em 1976, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Gal Costa comemoravam seus 10 anos de carreira. Para celebrar a primeira década na estrada, eles se unem como o nome de Os Doces Bárbaros para fazer uma série de espetáculo pelo Brasil. Apresentações lotadas, repertórios especiais, tumultos e incidentes com a polícia marcaram a turnê, que marcou para sempre a trajetória dos quatro baianos e da música brasileira.
Contaremos com a presença do diretor do filme, Jom Tob Azulay, para um debate após a sessão.
Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha
Um assaltante misterioso (Paulo Villaça) usa técnicas extravagantes para roubar casas luxuosas de São Paulo. Ele é apelidado pela imprensa de “bandido da luz vermelha”, já que traz sempre uma lanterna vermelha e conversa longamente com suas vítimas.
Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha
Paul (Picoli) está para ser contratado por Jerry Prokosh (Palance), produtor norte-americano, para reescrever “A Odisséia”, produção em pleno processo de filmagem e que tem como diretor o alemão Fritz Lang (vivido por ele mesmo). Paul utiliza sua bela esposa Camille (Brigit Bardot) para agradar Prokosh, algo que a magoa profundamente. Aos poucos, assistimos a produção avançar e o casamento de Paul e Camille se desintegrar.
Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha
Dois irmãos hospedam um desconhecido na fazenda onde vivem, sem saber se tratar de um maníaco procurado pela polícia. Assim, colocam em risco a vida da jovem Magnólia (Maria Caldas), que namora Newton (Geraldo D’el Rey), um dos irmãos fazendeiros. Raul (Braga Neto), irmão de Newton, está em liberdade condicional. Mas, ao agir em defesa de Magnólia, acaba por encontrar a tão desejada “redenção”.
Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha
Sailor e Lula são dois amantes tentando fugir das garras da mãe de Lula, ele com uma obsessão por Elvis Presley e ela com uma obsessão por O Mágico de Oz. Os dois encaram uma viagem violenta e psicodélica pelo sul dos Estados Unidos quando a mãe de Lula contrata um grupo de assassinos profissionais para matar Sailor.
Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha
Zeca (Gianfrancesco Guarnieri) se vê com pouco dinheiro às vésperas de seu casamento. Longe de querer adiar ou mesmo contar o que está se passando à futura esposa, ele fará de tudo para honrar o grande evento.
Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha
Spartacus (Kirk Douglas), um homem que nasceu escravo, trabalha para o Império Romano. Ele sonha com o fim da escravidão, apesar de ter sido condenado à morte por morder um guarda em uma mina na Líbia. Seu destino é mudado por um negociante e treinador de gladiadores, que o compra para ser treinado nas artes de combate. Spartacus é escolhido para enfrentar um gladiador negro, que vence a luta mas se recusa a matar seu opositor. Este gesto custa a vida do gladiador negro e enfurece Spartacus, que acaba liderando uma revolta de escravos que atinge metade da Itália.
Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha
Na Paris ocupada pelos nazistas, uma atriz casada com o dono de um cinema, que é judeu, deve mantê-lo escondido do regime enquanto faz seu trabalho e o de seu marido.
Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha
Desejando vingar-se do abandono do amante Jean, Hélene (Maria Casares), uma dama da alta sociedade pede a uma dançarina de cabaret que seduza-o. Só que a vingança acabará se transformando num escandaloso romance.
Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha
Afinal, qual é a razão disso tudo? Porque estamos aqui? Qual o objetivo de toda essa charada? Qual é o nosso destino? Existe o céu e a terra? Há vida depois da morte? Reencarnamos?
Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha
Miriam e Jon vivem juntos há séculos (literalmente): eles possuem o segredo da vida eterna e alimentam-se de sangue humano. O casal de imortais vive sofisticadamente, fazendo várias vítimas. No entanto, Jon repentinamente é acometido de um distúrbio celular que o envelhece em poucos segundos e vai procurar a doutora Sarah, famosa especialista em envelhecimento.
Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha
Essa sessão faz parte da mostra “Cinema – Obras Fundamentais”, que acontece paralela a oficina “A mutação histórica do cinema – em película, eletrônico e digital”. Saiba mais clicando aqui.
Sala Walter da Silveira / Biblioteca Pública do Estado da Bahia
Essa sessão faz parte da mostra “Cinema – Obras Fundamentais”, que acontece paralela a oficina “A mutação histórica do cinema – em película, eletrônico e digital”. Saiba mais clicando aqui.
Após a polícia texana dar como encerrado o caso de um massacre de 33 pessoas, a instituição é acusada de conduzir uma investigação errônea e matar o homem errado. Dessa vez, o único sobrevivente fornece o seu depoimento do que aconteceu na noite do massacre.
Sala Walter da Silveira / Biblioteca Pública do Estado da Bahia
Essa sessão faz parte da mostra “Cinema – Obras Fundamentais”, que acontece paralela a oficina “A mutação histórica do cinema – em película, eletrônico e digital”. Saiba mais clicando aqui.
O líder do Partido Comunista espanhol Diego está voltando para Paris, a cidade onde mora, de uma missão em Madri. Após ser preso na fronteira por usar um passaporte pertencente a outra pessoa e conseguir ser liberado, ele procura por um de seus colegas, Juan, para impedir a sua ida à Madri, onde ele também poderia ser preso pela polícia.
Sala Walter da Silveira / Biblioteca Pública do Estado da Bahia
Essa sessão faz parte da mostra “Cinema – Obras Fundamentais”, que acontece paralela a oficina “A mutação histórica do cinema – em película, eletrônico e digital”. Saiba mais clicando aqui.
Numa pequena cidade da Itália, cinco jovens amigos são típicos “vitelloni” (inúteis) e vivem uma vida boêmia cheia de bebidas e mulheres. Sem perspectivas de vida, cada um encontra um modo de escapar da monotonia da vida provinciana tentando aproveitar e curtir as aventuras que esse mundo os reserva.
Sala Walter da Silveira / Biblioteca Pública do Estado da Bahia
Essa sessão faz parte da mostra “Cinema – Obras Fundamentais”, que acontece paralela a oficina “A mutação histórica do cinema – em película, eletrônico e digital”. Saiba mais clicando aqui.
Em uma adaptação da comédia de Alfred de Musset, “Les Caprices de Marianne”, um baile de máscaras que acontece na casa de campo da alta burguesia francesa é o palco para o desenvolvimento de diversos romances amorosos tanto na alta burguesia como nos empregados da mesma.
Sala Walter da Silveira / Biblioteca Pública do Estado da Bahia
Essa sessão faz parte da mostra “Cinema – Obras Fundamentais”, que acontece paralela a oficina “A mutação histórica do cinema – em película, eletrônico e digital”. Saiba mais clicando aqui.
Baseado na peça homônima de William Shakespeare, o filme segue Othello, que se casa com a linda Desdemona, mas, influenciado pelo malvado Iago, logo começa a duvidar da fidelidade de sua esposa.
Sala Walter da Silveira / Biblioteca Pública do Estado da Bahia
Essa sessão faz parte da mostra “Cinema – Obras Fundamentais”, que acontece paralela a oficina “A mutação histórica do cinema – em película, eletrônico e digital”. Saiba mais clicando aqui.
Um homem está passando por uma crise conjugal e com a sua fazenda, e sua mulher sofre silenciosamente com a infidelidade de seu marido enquanto cuida de seu filho. Entretanto, quando o homem começa a se relacionar com uma mulher da cidade, ela tenta convencê-lo a matar a sua esposa.
Sala Walter da Silveira / Biblioteca Pública do Estado da Bahia
Essa sessão faz parte da mostra “Cinema – Obras Fundamentais”, que acontece paralela a oficina “A mutação histórica do cinema – em película, eletrônico e digital”. Saiba mais clicando aqui.
Adaptado do romance de Maxim Gorky, o filme narra a história de Niovna-Vlasova, esposa de um ferreiro alcóolotra morto acidentalmente por um militante, amigo de seu filho e a sua participação na investigação policial da morte de seu marido.
Sala Walter da Silveira / Biblioteca Pública do Estado da Bahia
Com suas terras prestes a se tornar rota de estrada de ferro, um pai e todos os seus filhos são brutalmente assassinados por um matador profissional. O que ninguém sabia é que ele havia se casado com uma prostituta de Nova Orleans, que passa a ser a dona do local e recebe a proteção de um atirador que tem suas próprias contas para acertar com o matador.
Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha
Num internato repressivo e com rígidas regras de comportamento, quatro alunos decidem se rebelar em oposição à direção da escola.
Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha
Jack Torrance (Jack Nicholson) é contratado para tomar conta de um hotel durante os meses de inverno rigoroso, quando o estabelecimento não funciona. Sua esposa Wendy (Shelley Duvall) e seu filho Danny (Barry Nelson) acompanharão o chefe da família, que é escritor. A calma e o silêncio do lugar deveriam inspirar Jack em seu novo livro, mas as coisas fogem ao seu controle…
Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha
Hiroshima, 1959. Uma atriz francesa casada (Emmanuelle Riva) veio de Paris para trabalhar num filme sobre a paz. Ela tem um affair com um arquiteto japonês (Eiji Okada) também casado, cuja esposa está viajando. Nos dois dias que passam juntos várias lembranças vêem à tona enquanto esperam, de forma aflita, a hora da partida dela. Ela conta que foi “tosquiada”, pois se apaixonou por um alemão (Bernard Fresson) quando tinha apenas 18 anos e morava em Nevers, sendo libertada no dia em que seu amor foi morto, já no final da 2ª Guerra Mundial. Por ter amado um inimigo ela foi aprisionada por sua família numa fria e escura adega e agora, 14 anos depois, novamente sente o gosto de viver um amor quase impossível.
Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha
Um casal de idosos, que mora em uma pequena cidade no sul do Japão, vai a Tóquio visitar seus filhos e netos. Porém, os tempos são outros.
Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha
No futuro, o violento Alex (Malcolm McDowell), líder de uma gangue de delinquentes que matam, roubam e estupram, cai nas mãos da polícia. Preso, ele recebe a opção de participar em um programa que pode reduzir o seu tempo na cadeia. Alex vira cobaia de experimentos destinados a refrear os impulsos destrutivos do ser humano, mas acaba se tornando impotente para lidar com a violência que o cerca.
Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha