Oficina

“A mutação histórica do cinema – em película, eletrônico e digital”

A Oficina “A mutação histórica do cinema – em película, eletrônico e digital” é uma realização do Cineclube Glauber Rocha em parceria com a Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia.

As aulas, gratuitas, acontecerão na Sala Walter da Silveira, de 13h às 17h e serão ministradas pelo professor, curador e restaurador Hernani Heffner.

Ementa da Oficina

O curso apresentará um breve panorama das principais fases, escolas, movimentos e personalidades dos pouco mais de 120 anos de história do cinema, forma de expressão artística, documental, jornalística e experimental que assumiu um papel central na cultura audiovisual do século XX.

Em um paralelo com diferentes proposições de verdade científica, a criação cinematográfica será analisada a partir de noções como causalidade/cinema clássico (paradigma newtoniano), relatividade/cinema moderno (paradigma einsteiniano), incerteza/cinema maneirista (paradigma heisenberguiano) e caos/cinema contemporâneo (paradigma mandelbrotiano).

O curso apresentará trechos de filmes e terá uma mostra de obras consagradas a ser apresentada na Sala Walter da Silveira.

Bibliografia de Referência

FABRIS, Mariarosario. O neo-realismo cinematográfico italiano. São Paulo: Edusp, 1996.
GEADA, Eduardo. Os mundos do cinema: Modelos dramáticos e narrativos no período clássico. Lisboa: Editorial Notícias, 1998.
MASCHARELLO, Fernando. (org.). História do cinema mundial. Campinas: Papirus, 2006.
MASCHARELLO, Fernando e VÉDIA, Mauro Baptista. (org.). Cinema mundial contemporâneo. Campinas: Papirus, 2008.
NOWELL-SMITH, George (org.). The Oxford History of World Cinema. Oxford / New York: Oxford University Press, 1996.
OLIVEIRA, Luís Miguel (org.). Nouvelle Vague. Lisboa: Cinemateca Portuguesa, 1999.

O ministrante da oficina  “A mutação histórica do cinema – em película, eletrônico e digital”, Hernani Heffner | Foto por Leo Fontes

O ministrante da oficina, Hernani Heffner | Foto por Leo Fontes

Sobre o ministrante

Hernani Heffner é graduado em Comunicação Social – Habilitação Cinema pela Universidade Federal Fluminense. Entrou como pesquisador contratado para a Cinédia Estúdios em 1986, passando 13 anos na companhia, primeiro como pesquisador e depois como responsável pelo acervo de filmes. A partir de 1996 assumiu o trabalho de restauração dos principais títulos da companhia, como “O Ébrio”, “Alô, Alô, Carnaval” e “Berlim na Batucada”. No mesmo ano passou a trabalhar como Curador de Documentação e Pesquisa da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, transferindo-se três mais tarde para o Arquivo de Filmes da instituição, onde atua até a atualidade como Conservador-Chefe.

A partir de 2000 passou a atuar como professor de História do Cinema e de Preservação de Filmes, tendo passado pelas seguintes instituições de ensino: Universidade Federal Fluminense, Estácio de Sá, Cândido Mendes, Fundação Getúlio Vargas, CineTV-Paraná e Usina João Donato. Desde 2005 dá aulas no curso de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É autor de inúmeros artigos para revistas, catálogos e livros, além de mais de cem verbetes da Enciclopédia do Cinema Brasileiro (Editora Senac, várias edições). Participou de dezenas de debates, oficinas, cursos livres. Foi curador das Mostras Raízes do Século XXI, Miragens do Sertão, A Tela Aberta e Cinédia 75 Anos, realizadas na Caixa Cultural e no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro. É curador dos Festivais Cine Música e Mostra de Cinema de Ouro Preto – CineOP – Temática Preservação.

Professor: Hernani Heffner (RJ)
Carga horária: 16 horas*
Data: 15 a 18 de setembro
Horário: 13 às 17h
Local: Sala Walter da Silveira, Biblioteca Pública do Estado da Bahia
Inscrições: até 05 de Setembro
*Terá direito a certificado o participante que cumprir 100% da carga horária do curso.

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Mostra “Cinema – Obras Fundamentais”

A Mostra “Cinema – Obras Fundamentais” é uma realização do Cineclube Glauber Rocha em parceria com a Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia, com o apoio da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil.

A curadoria da Mostra foi feita por Hernani Heffner, e as sessões estão associadas à Oficina “A mutação histórica do cinema – em película, eletrônico, digital”, ministrada por Heffner no mesmo período também na Sala Walter da Silveira.

"Os Boas Vidas" (1953), de Federico Fellini

“Os Boas-Vidas” (1953), de Federico Fellini

Programação:

“A Mãe”, de Vsevolod Pudovkin
Ficção, 89’, URSS, 1926, 35mm
Segunda-feira, 15/09, às 17h

Adaptado do romance de Maxim Gorky, o filme narra a história de Niovna-Vlasova, esposa de um ferreiro alcóolotra morto acidentalmente por um militante, amigo de seu filho e a sua participação na investigação policial da morte de seu marido.

“Aurora”, de Friedrich Murnau
Ficção, 94’, EUA, 1927, 16mm
Segunda-feira, 15/09, às 19h

Um homem está passando por uma crise conjugal e com a sua fazenda, e sua mulher sofre silenciosamente com a infidelidade de seu marido enquanto cuida de seu filho. Entretanto, quando o homem começa a se relacionar com uma mulher da cidade, ela tenta convencê-lo a matar a sua esposa.

“Othello”, de Orson Welles
Ficção, 90’, EUA, 1952, 35mm
Terça-feira, 16/09, às 17h

Baseado na peça homônima de William Shakespeare, o filme segue Othello, que se casa com a linda Desdemona, mas, influenciado pelo malvado Iago, logo começa a duvidar da fidelidade de sua esposa.

“A Regra do Jogo”, de Jean Renoir
Ficção, 110’, França, 1939, 35mm
Terça-feira, 16/09, às 19h

Em uma adaptação da comédia de Alfred de Musset, “Les Caprices de Marianne”, um baile de máscaras que acontece na casa de campo da alta burguesia francesa é o palco para o desenvolvimento de diversos romances amorosos tanto na alta burguesia como nos empregados da mesma.

“Os Boas-Vidas”, de Federico Fellini
Ficção, 104’, Itália, 1953, 35mm
Quarta-feira, 17/09, às 17h

Numa pequena cidade da Itália, cinco jovens amigos são típicos “vitelloni” (inúteis) e vivem uma vida boêmia cheia de bebidas e mulheres. Sem perspectivas de vida, cada um encontra um modo de escapar da monotonia da vida provinciana tentando aproveitar e curtir as aventuras que esse mundo os reserva.

“A Guerra Acabou”, de Alain Resnais
Ficção, 121’, França, 1966, 35mm
Quarta-feira, 17/09, às 19h

O líder do Partido Comunista espanhol Diego está voltando para Paris, a cidade onde mora, de uma missão em Madri. Após ser preso na fronteira por usar um passaporte pertencente a outra pessoa e conseguir ser liberado, ele procura por um de seus colegas, Juan, para impedir a sua ida à Madri, onde ele também poderia ser preso pela polícia.

“O Massacre da Serra Elétrica”, de Tobe Hooper
Ficção, 83’, EUA, 1974, 35mm
Quinta-feira, 18/09, às 17h

Após a polícia texana dar como encerrado o caso de um massacre de 33 pessoas, a instituição é acusada de conduzir uma investigação errônea e matar o homem errado. Dessa vez, o único sobrevivente fornece o seu depoimento do que aconteceu na noite do massacre.

Sessão surpresa
Quinta-feira, 18/09, às 19h