João, 11 anos, branco, cabelos pretos, olhos pequenos, tipo físico mirrado que o faz parecer ter idade um pouco menor. Menino inteligente e perspicaz, verdadeiro estrategista, mas tímido. No começo da história, ele está muito apegado aos pais, mas irá se soltar e se revelará de extrema força e coragem durante a guerra contra os meninos da rua de cima.
Lia, 12 anos, alta, esguia, negra, cabelos no estilo black power. Olhos vivos e vibrantes. Líder nata, determinada, ela comanda meninos e meninas durante as brincadeiras no terreno baldio. Sua autoridade beira o autoritarismo. A relação a ser construída com João é um dos pilares de Guerra de Algodão.
Clarice, 38 anos, branca, estatura mediana, cabelos longos, mas presos, quase sempre. Bem arrumada, Clarice é elegante e muito carinhosa com o filho, João. Muito ligada, também, aos pais, Araquém e Diva. Parte em viagem com o marido e deixa João na casa dos avós.
Araquém, 76 anos, poucos cabelos, barba e bigode já brancos, ele usa óculos. Possui casamento duradouro com a mulher, Diva, e uma bonita relação com a filha, Clarice. Tenta fazer com que João se divirta em suas férias forçadas, longe dos pais. Leitor de livros de guerra, apaixonado por futebol, sobretudo pela seleção brasileira de 82, alem de apreciador de canários. Araquém está com sua saúde debilitada e terá participação central nessa história.
Diva, 72 anos, cabelo tingido, nitidamente vaidosa e bem arrumada, cozinheira de mão cheia, ordeira, dá a base para a família. Preocupada com a saúde do marido, Araquém, ela vai receber o neto com muito afeto, embora acabe ficando sempre muito preocupada com as andanças e sumiços que João vai aprontar nessas férias.
Ricardo, 11 anos, menino alto, forte, cabelo liso, pinta de galã. É o primeiro a receber João no condomínio, mas acaba se aborrecendo com a ligação entre ele e Lia. Ricardo deseja tomar o lugar de Lia, mas, frustrado, acaba se tornando aliado dos meninos da rua de cima.
Chicão, 13 anos, alto, menino parrudo, forte, com espinhas no rostos e de aspecto ameaçador. Ele vai liderar os meninos da rua de cima na invasão ao terreno baldio. É dele o termo “Guerra de Algodão”, cunhado para achincalhar as propostas de estabelecer regras ao conflito por parte de Lia e João.
Zeno, 6 anos, é o mascote da turma de João e Lia. Detesta ser considerado “café com leite” e quer, a todo custo, participar ativamente da guerra, defender os seus amigos e o terreno baldo. Carinhoso, Zeno é responsável por momentos de afeto e amizade.
Juju, 11 anos, possui amor incondicional aos animais. Carrega na bolsa um pouco de ração que sempre oferece aos cachorros e gatos que encontra nas ruas ou pelo condomínio. São seus companheiros inseparáveis Plut, Laika, Corisco e Zumba, quatro vira-latas que seguem Juju por todos os lugares.