Governo da Bahia e Ministério da Cultura apresentam: xiv Panorama Internacional Coisa de Cinema
De Juanita Onzaga Colômbia/Bélgica, 14’, Cor, Digital, 2018
Homens-crocodilos, um rio místico, algumas crianças que gostam de pescar e uma guerra que acaba compartilham a mesma terra colombiana; Bojaya. Neste lugar, os aldeões têm crenças estranhas e celebram o ritual de morte do “Novenario”. Este pode ser o começo de uma história muito longa, onde espíritos e humanos se encontram para aprender o que há na vida após o fim da guerra.
ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA GLAUBER ROCHA SALA 3
COMPETITIVA INTERNACIONAL V
DIA 19/11 – SEGUNDA
20H45
–
DIA 20/11 – TERÇA
16H10
De Farnoosh Samadi Irã, 15’, Cor, Digital, 2017
Em seu caminho de volta do trabalho, uma mulher testemunha algo acontecendo no ônibus e ela tem que decidir se ela revela ou não.
COMPETITIVA INTERNACIONAL III
DIA 17/11 – SÁBADO
15H55
13H30
De Charles Williams
Austrália, 13’, Cor, Digital, 2018
Um adolescente tenta desvendar suas lembranças de uma infestação misteriosa, dos desdobramentos de seu pai e das pequenas criaturas dentro de todos nós.
COMPETITIVA INTERNACIONAL VI
20H25
DIA 21/11 – QUARTA
De Rati Tsiteladze Geórgia, 15’, Cor, Digital, 2018
O que significa ser um estranho em sua própria casa e pais? O filme é uma jornada íntima no mundo e na mente de uma jovem mulher transgênera presa entre o desejo de liberdade e expectativas tradicionais de seus pais durante as crescentes tensões provocadas pelas políticas LGBT na Geórgia.
COMPETITIVA INTERNACIONAL IV
DIA 18/11 – DOMINGO
17H40
13H45
De Marco Amaral Portugal, 12’, Cor, Digital, 2018
Uma mulher retorna. Agora que a noite caiu, uma tempestade está se aproximando.
De Laura Gonçalves e Xá (Alexandra Ramires) Portugal, 9’, Cor, Digital, 2017
Os últimos habitantes de uma aldeia recusam-se a deixar-se cair no esquecimento. Num mundo onde a ideia de progresso parece ser acima de tudo, esta casa flutua.
De David Pinheiro Vicente Portugal, 21’, Cor, Digital, 2018
É verão, um rapaz vai com os amigos para o rio. Na viagem de carro, conta-se a história de um homem e da sua cobra de estimação, que o tenta comer. O rapaz cai de um tronco e faz uma ferida. Uma mulher segue-o. Um casal namora, outro rapaz descobre a floresta e um terceiro come um pêssego deitado sobre uma árvore. Em quatro episódios, o calor e a umidade da floresta aproximam o desejo entre os jovens.
De Olivia Kastebring, Julia Gumpert e Ulrika Bandeira Suécia, 17’, Cor, Digital, 2018
JUCK [THRUST] é um híbrido entre documentário, dança e ficção. O filme retrata o grupo de dança feminino JUCK, que ficou famoso em 2013 com um vídeo que se tornou um sucesso viral no mundo todo. A palavra “JUCK” é sueco para “HUMP” e o seu surgimento inovador forçou os limites de como estamos acostumados a ver o corpo feminino. JUCK questiona as posições de objeto e sujeito. Elas provocam, inspiram e quebram normas. O filme coloca a questão: o que é feminilidade?
De Alexa Lim Haas USA, 6’, Cor, Digital, 2018
Uma manicure chinesa em Miami tenta descrever sentimentos para os quais ela não tem palavras.
COMPETITIVA INTERNACIONAL II
DIA 16/11 – SEXTA
17H35
13H20
De Ines Moldavsky Israel, 28’, Cor, Digital, 2017
Tinder. Mulher procura homens. Homem procura mulheres. Tudo poderia ser tão simples se ela não estivesse em Israel e os caras próximos que o aplicativo sugere no modo de pesquisa não estivessem na Cisjordânia. Ines, uma mulher israelense de Tel Aviv, criadora do filme e principal protagonista, faz contato com homens da Cisjordânia e da Faixa de Gaza através de sites de namoro e aplicativos, com vista para o perpétuo conflito em segundo plano. Ocupando os mundos virtual e físico, ela entra em uma jornada pela Cisjordânia, apesar de ser proibida pela lei israelense e considerada um tabu social.
De Camilo Restrepo França, 19’, Cor, Digital, 2017
Um homem descobre que sua filha foi brutalmente assassinada pelo marido. O tempo pára enquanto ele oscila entre a necessidade de consolo e seu desejo de vingança. Um musical com o mestre de percussão guineense Mohamed Bangoura (“Red Devil”), vagamente baseado em sua própria história.
COMPETITIVA INTERNACIONAL I
DIA 15/11 – QUINTA
18H50
13H15
De Ivete Lucas, Patrick Bresnan EUA/Reino Unido, 17’, Cor, Digital, 2018
Vislumbres íntimos de um dia muito especial na vida de formandos do ensino médio de um local industrial dos Everglades, na Flórida; O baile de formatura passou, o futuro é incerto e a atração irresistível da praia faz os amigos de longa data dirigirem 96 quilômetros para relaxar, posar e se divertir nas ondas.